top of page
Welliton Cardoso

Como funciona o transplante de orgãos no plano de Saúde Empresarial?

Updated: Jan 5, 2023

A realização de transplantes de órgãos pode acontecer de duas formas. O canditado a receber o novo órgão fica inscrito na fila de espera nacional e quando for encontrado um doador compatível, realiza-se o procedimento cirúrgico de transplante, a outra forma é pela vontade do doador vivo, situação comum nos casos em que o doador cede um de seus órgão. Nas situações de doador vivo, são realizadas duas cirurgias, com duas equipes médicas, e se o procedimento estiver coberto, as duas cirurgias também estarão. Todos podemos ser doadores, exceto pessoas enfermas, sem indentidade e menores de 21 anos sem a autorização dos responsáveis. A ANS determina cobertura somente do transplante de rim e córnea mas há seguradoras/operadoras que se diferenciam, garantindo cobertura para coração, pulmão, fígado, pâncreas, pâncreas-rim.



O que diz as condições gerais


É assegurada a cobertura para transplante de órgãos listados no Rol de Procedimentos e Eventos da ANS, incluindo: as despesas assistenciais com doadores vivos; os medicamentos utilizados durante a internação; o acompanhamento clínico no pós-operatório imediato, mediato e tardio (exceto medicamentos de manutenção); as despesas com captação, transporte e preservação dos órgãos na forma de ressarcimento ao SUS.


O que ensina a ANS


Os planos e seguros referência e sua segmentação hospitalar cobrirão transplantes de rim e córnea, bem como as despesas necessárias à realização do transplante, incluindo:

I - as despesas assistenciais com doadores vivos;

II – os medicamentos utilizados durante a internação;

III – o acompanhamento clínico no pós-operatório imediato e tardio, exceto

medicamentos de manutenção;


Descomplica


Os candidatos à receber um órgão de doador não vivo, deverão estar inscrito nas Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e sujeitar-se-ão ao critério de fila única de espera e de seleção. A lista de receptores é nacional. Possuir um plano de assistência privada possibilitará ao receptor a livre escolha da instituição e/ou profissionais que realizarão os procedimentos de transplante.

3 views0 comments

Comments


Catalisador de Seguros

bottom of page