Sprinkler é o nome dado aos chuveiros automáticos instalados nos prédios. Tem o intuito de mitigar e controlar o início de um incêndio. Os sprinklers possuem tubulação, tanque e material próprio. A cobertura derrame d'água/vazamento de sprinklers visa dar cobertura aos danos acidentais causados aos equipamentos e tubulações e também aos danos causados ao imóvel pelo derrame do líquido. Geralmente os sprinklers não utilizam água para combater o início de um incêndio e sim uma substância mais eficaz no combate ao incêndio, daí a necessidade de tubulação e tanque próprio.
O que diz as condições gerais
Garantem indenização por perdas e danos materiais diretamente causados ao prédio e seu conteúdo por infiltração ou derrame de água ou outra substância líquida contida em instalações de chuveiros automáticos (sprinklers), desde que seja decorrente de acidente. Há seguradoras que condicionam a indenização à aprovação periódica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
O que ensina a Funenseg
A Funenseg esclarece que a instalação de chuveiros automáticos (sprinklers) abrange, exclusivamente, cabeças de chuveiros automáticos, encanamentos, válvulas, acessórios, tanques, bombas dos chuveiros automáticos e toda a canalização da instalação particular de proteção contra incêndio inerente e formando parte das instalações de chuveiros automáticos.
Descomplica
A infiltração que se refere a cobertura de sprinklers diz respeito única e exclusivamente a danos proveniente de causas acidentais, outras causas deverão estar abrangidas por outras coberturas. Os danos causados ao imóvel ou aos seus bens, quando da ativação dos sprinklers no controle/mitigação de incêndio, estarão amparados na cobertura de incêndio.
Comentarios