A rede referenciada é uma seleção de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais que possuem acordo com as seguradoras/operadoras para atendimento aos usuário sem qualquer cobrança. A utilização da rede referenciada é feita através de identificação do títular e seus dependentes via carteirinha de saúde disponibilizada pela seguradora/operadora. Algumas operadoras podem restringir o acesso a rede com a obrigatoriedade de solicitação de guias e autorizações antecipadas, isso geralmente ocorre com procedimentos mais complexos.
O que diz as condições gerais
Conjunto de médicos, laboratórios, clínicas, prontos socorros e hospitais, colocados à disposição dos usuários para prestar atendimento médico-hospitalar de acordo com o plano contratado. Nestas situações, o usuário não desembolsará para os eventos cobertos.
O que ensina a ANS
A ANS esclarece que a rede referenciada é o conjunto de profissionais e estabelecimentos de saúde, incluindo médicos, consultórios, laboratórios, clínicas e hospitais, indicados pela operadora do plano de saúde para atendimento aos beneficiários.
Descomplica
A rede referenciada é um facilitador de acesso dos usuários aos médicos, clínicas, laboratórios e hospitais. O uso da rede médica da seguradora/operadora evita que o usuário tenha que efetuar o pagamento pelo serviço.
Comments