top of page
Welliton Cardoso

Qual a função da cobertura básica para incêndio, raio e explosão no seguro Patrimonial Empresarial?

Updated: Jan 5, 2023

A cobertura de incêndio, raio e explosão é a base da contratação dos seguros compreensivos, ou seja, é obrigatória nessa modalidade e representa o mínimo de cobertura a ser contratada no seguro Empresarial, ela garante indenização ao segurado por danos materiais que o prédio/conteúdo tenha sofrido em casos de incêndio, raio e explosão.


Incêndio: A cobertura de incêndio compreende os danos por fogo, desde que as chamas não fiquem limitadas a um único bem, ou seja, só é incêndio se as chamas forem capazes de se propagarem.


Raio: A cobertura de raio compreende o evento da natureza, caracterizado por descargas elétricas e desde que o raio tenha caido no imóvel/terreno segurado.


Explosão: A cobertura de explosão compreende a liberação súbita e abrupta de energia, desde que tal evento seja capaz de gerar danos ao prédio ou seu conteúdo.



O que diz as condições gerais


Incêndio acidental - combustão súbita, descontrolada e violenta, acompanhada de chamas e calor que se propaga, destruindo e causando prejuízos;


Queda de raio: descarga elétrica atmosférica que deixa vestígios inequívocos na estrutura da residência ou dentro do terreno segurado, como chamuscamento, queima de vários eletrodomésticos, danos estruturais;


Explosão acidental: reação físico-química, na qual a velocidade extremamente alta é acompanhada por brusca elevação de pressão, devido ao fato de a energia liberada.


O que ensina a Funenseg


Para fins desse seguro, pode-se definir incêndio como sendo o fogo que se propaga ou se desenvolve com intensidade, destruindo e causando prejuízos (danos). Nos seguros Compreensivos, a cobertura de queda de raio deve ser capaz de deixar provas inequívocas de que ocorreu dentro do terreno segurado. O risco de explosão é mais abrangente, pois é de qualquer natureza e também pode ter ocorrido fora do local segurado.


Descomplica


Equipamentos podem superaquecer, queimar e não gerar chamas, nesse caso, não há cobertura pela garantia de incêndio, contrate a cobertura de danos elétricos. A queda de raio, mesmo fora do terreno segurado, é capaz de causar danos ao prédio e conteúdo e não tem cobertura na garantia de queda de raio, contrate a cobertura de danos elétricos. A explosão iniciada na empresa pode ser capaz de causar danos aos vizinhos e não tem cobertura nessa garantia, contrate a cobertura de responsabilidade civil.

10 views0 comments

Comments


Catalisador de Seguros

bottom of page